O Ritual da ayahuasca
O momento tão esperado, onde trabalhamos as curas e a transmutação das energias assim com a elevação, conexão e sublimação da força!
Como Acontece nosso Ritual com Ayahuasca
Os Rituais com Ayahuasca tradicionais com cânticos ao vivo ou com áudio de seleção de músicas escolhidas são divididos em três partes:
* A primeira parte chamamos de concentração, inicia após a palestra com a ingestão da Ayahuasca, normalmente 50 ml no máximo – dependendo da pessoa ou situação servimos um pouco menos, sentados nas cadeiras de forma organizada, com homens e mulheres separados. Fazemos uma pequena meditação de introdução para iniciar no estado propício nossa concentração, esta primeira parte funciona como uma meditação com os olhos fechados e em silêncio. Nesse momento você deve se concentrar unicamente nas músicas e mensagens, que são escolhidas com muito cuidado. A Ayahuasca é uma medicina musical e utiliza da vibração do som para iniciar nossa jornada dentro da força. Cada música trabalha com uma determinada frequência de cura, introspecção, elevação e alívio, é um processo totalmente terapêutico. Nesta primeira parte utilizamos músicas que facilitam o processo de introspecção, para o ancoramento da energia individual e coletiva, vamos sentindo a presença da força e iniciando nossa jornada, as músicas conduzem toda nossa jornada dentro da força e da cerimônia. Algumas pessoas com mais sensibilidade já entram na força desde a primeira parte do ritual, outras sentem mais depois do segundo copinho de ayahuasca. A primeira parte tem em média uma hora de duração.
* A segunda parte do ritual: no momento propicio, convidamos a todos para beber mais um pouco de ayahuasca para dar continuidade a cerimônia e jornada individual, nesta segunda parte é onde a força chega para todos, o momento tão esperado, onde trabalhamos as curas e a transmutação das energias assim com a elevação, conexão e sublimação da força! Iniciamos com um pouco mais de concentração e segue o movimento de elevação e conexão, é comum que recebamos a cura da medicina neste momento da cerimônia, quando é retirado através da limpeza estas energias e vibrações baixas às quais nos conectamos em nossa vida. A limpeza pode ocorrer de diversas formas, como através do vomito, lagrimas, ou bocejo etc. A limpeza não é uma regra e existem outras formas além da limpeza de trabalhar estas energias de cura. Após este processo é natural nos sentirmos mais leves e conectados com energias mais sutis, como se tivéssemos soltado um grande peso que estávamos carregando, também é natural sentir um grande bem-estar e harmonia! Muitas vezes também precisamos nos esforçar em nosso trabalho interno para merecer que a limpeza aconteça, tudo é merecimento. Neste momento as músicas ficam mais elevadas e rítmicas e vão elevando a cerimônia, o ritual fica mais coletivo e iniciamos o bailado (Dança tradicional do Santo Daime), a dança assim como a música sempre fizeram parte de nossa memória primordial! O movimento do bailado ajuda a movimentar a energia envolvendo e acolhendo a todos, um grande momento coletivo de força, agradecimento e comunhão com o sagrado. Quando a força da ayahuasca vai baixando no momento oportuno abrimos uma roda de rapé para terminar os processos de limpeza. No momento explicamos sobre seu uso cerimonial, o rapé é o tabaco em pó misturado com as cinzas da casca de uma arvore com propriedades medicinas, aqui utilizamos o Rape de Tsunu que tem seu uso tradicional para muitos povos da floresta. Tanto o bailado quanto o rapé são opcionais. Terminando a roda de rapé terminamos a segunda parte do ritual. Esta segunda parte da cerimônia tem a duração em média de uma hora e meia.
*Na terceira e última parte convidamos a todos para comungar mais um pouco de ayahuasca. Iniciamos com algumas músicas de concentração e vamos elevando novamente a energia, com todos mais conectados com o sagrado é o momento de se nutrir e agradecer por tudo e que recebemos nesta cerimônia, vamos recebendo ensinamentos do campo espiritual e retornado da força trazendo tudo isso ao nosso centro e coração, organizando tudo isso que recebemos em nossa vida e dia a dia. No momento propicio com a força já bem trabalhada vamos chegando no encerramento da cerimônia, sempre com uma boa palavra dos dirigentes e agradecimentos pela cerimônia e as medicinas da floresta! Assim encerra nossa jornada.
Contamos com um grupo de apoio experiente que auxilia os dirigentes com o andamento da cerimônia e cuidados com o grupo, utilizamos de defumações com resinas e ervas específicas para ajudar no processo de cura e alivio, assim como instrumentos como plumas, sonarras e percussões, para o encaminhamento das energias, sempre realizamos os rituais em volta do avô fogo, elemento sagrado que nos acompanha desde os primórdios do ser humano nesta terra, o avô fogo quando cuidado da forma correta, cuida e envolve toda a cerimônia!
Durante a cerimônia homens e mulheres não se misturam, a cerimônia é sempre realizada em silencio para manter a comunhão com o sagrado, se alguém precisar de auxílio ou falar algo é só chamar o apoio que irá te auxiliar com sua necessidade, se precisar se deitar durante a cerimônia, temos um local apropriado para isso. Nossa Ayahuasca de zero a Dez está em um quinto grau de concentração, medicina boa, de procedência e segura para cerimônia onde trabalhamos de forma consciente junto com a força e o sagrado.
O rezo do Caminho Sagrado é de que as medicinas e cerimônias sempre nos tragam harmonia, equilíbrio, consciência e beleza em nossas vidas!
Contamos com o entendimento de todas estas informações para participar de nossas cerimônias, assim como a educação para com o apoio e normas da casa.